quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dia 13 de maio, comemora-se a abolição da escravatura no Brasil.
A escravidão no Brasil, começou com a colonização, os portugueses achavam que podiam usar os índios,como escravos, eles eram hospitaleiros mas, não estavam acostumados com trabalhos pesados,desobedeciam ordens, se revoltavam e além disso foram atacados por diversas doenças transmitidas pelos estrangeiros, sem imunidade, tribos inteiras foram dizimadas. E assim para o trabalho pesado, na lavoura , principalmente de cana de açúcar, usaram o braço forte do negro; vindo da África, em navios negreiros, acorrentados nos porões , acorrentados, passando fome e no meio da sujeira como animais, vinham de Moçambique, Guiné, Nigéria e Angola;eram vendidos ou trocados como objetos.Quem os compravam pasavam a ser seu dono. Eles tinham que trabalhar duro e em troca, só recebiam comida e roupas, feitas com os tecidos piores que existiam. Quando se revoltavam, eram maltratados pelo feitor, que os espancavam, ás vezes até a morte.As famílias, viam seus filhos arrancados dos braços das mães para serem vendidos, para outros senhores.Eles, não tinham direitos a nada, só deveres, por essa razão, fugiam e quando e quando não eram capturados , se reuniam com outros, indo para muito longe, formando os quilombos, sendo o mais imnportante, o Quilombo dos Palmares, chefiado por Zumbi.
Infelizmente não se pode negar, está na história do Brasil, essa página suja! Haviam senhores que tratavam bem seus escravos; as mulheres serviam as suas esposas na cozinha e também amamentavam os filhos dos patrões, tornando-se amas de leite.Esses davam a seus escravos, a liberdade atavés da carta de alforria registrada, nos tabeliões da corte.
Mesmo com : o preconceito, desprezo, humilhações e desumanidade como eram tratados por todos; nossos antepassados africanos, foram os braços fortes das nossas lavouras; contribuiram para nosso progresso, costumes, valores culturais existentes entre nós até os dias atuais: comidas, trabalho, música, dança, religião e linguagem.
Hoje , somos mestiços, principalmente aqui na terra do descobrimento:uma mistura do índio, portugues e africano. Não temos porque ter preconceito; somos um povo forte, herdamos a bravura e a força de vontade deles.No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, assinou a Lei Áurea. A partir dessa data estava extinto todo o trabalho escravo no Brasil!

segunda-feira, 3 de maio de 2010


Dia das Mães! 09 de maio.


Como lembro da minha mãe, que partiu, deixando muitas saudades!


Esse vazio, ninguém preenche, Isso prova que Mãe continua sendo mãe, mesmo depois que não está mais entre nós! as nossas saudades!


Ser mãe, é sorrir, é chorar, é sofrer, é se alegrar, é falar, é calar, é dar, é negar, é orientar, é mostrar o sim e o não, é perdoar, é sobretudo AMAR.

Parabéns para todas as mães de minha família!:Irmãs, cunhadas, filhas, tias, sobrinhas, primas e todas as mães do mundo!

Dia do trabalho, primeiro de maio. Parabéns para todos os trabalhadores, Do Dr. ao catador de papelão, cada qual na sua profissão sendo útil a sociedade. E para os trabalhadores desempregdos, uma palavra de confôrto: procure, tente, busque, invista em você mesmo, quando chegar um , que você não goste e vai ganhar pouco; aceite,todo trabalho limpo é honesto!Continue tentando, não desista que sua chance vai chegar. Pensa em Deus! Estenda sua mão para Ele, num gesto de humildade e Ele lhe ouvirá !