quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dia 13 de maio, comemora-se a abolição da escravatura no Brasil.
A escravidão no Brasil, começou com a colonização, os portugueses achavam que podiam usar os índios,como escravos, eles eram hospitaleiros mas, não estavam acostumados com trabalhos pesados,desobedeciam ordens, se revoltavam e além disso foram atacados por diversas doenças transmitidas pelos estrangeiros, sem imunidade, tribos inteiras foram dizimadas. E assim para o trabalho pesado, na lavoura , principalmente de cana de açúcar, usaram o braço forte do negro; vindo da África, em navios negreiros, acorrentados nos porões , acorrentados, passando fome e no meio da sujeira como animais, vinham de Moçambique, Guiné, Nigéria e Angola;eram vendidos ou trocados como objetos.Quem os compravam pasavam a ser seu dono. Eles tinham que trabalhar duro e em troca, só recebiam comida e roupas, feitas com os tecidos piores que existiam. Quando se revoltavam, eram maltratados pelo feitor, que os espancavam, ás vezes até a morte.As famílias, viam seus filhos arrancados dos braços das mães para serem vendidos, para outros senhores.Eles, não tinham direitos a nada, só deveres, por essa razão, fugiam e quando e quando não eram capturados , se reuniam com outros, indo para muito longe, formando os quilombos, sendo o mais imnportante, o Quilombo dos Palmares, chefiado por Zumbi.
Infelizmente não se pode negar, está na história do Brasil, essa página suja! Haviam senhores que tratavam bem seus escravos; as mulheres serviam as suas esposas na cozinha e também amamentavam os filhos dos patrões, tornando-se amas de leite.Esses davam a seus escravos, a liberdade atavés da carta de alforria registrada, nos tabeliões da corte.
Mesmo com : o preconceito, desprezo, humilhações e desumanidade como eram tratados por todos; nossos antepassados africanos, foram os braços fortes das nossas lavouras; contribuiram para nosso progresso, costumes, valores culturais existentes entre nós até os dias atuais: comidas, trabalho, música, dança, religião e linguagem.
Hoje , somos mestiços, principalmente aqui na terra do descobrimento:uma mistura do índio, portugues e africano. Não temos porque ter preconceito; somos um povo forte, herdamos a bravura e a força de vontade deles.No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, assinou a Lei Áurea. A partir dessa data estava extinto todo o trabalho escravo no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário